quinta-feira, 4 de setembro de 2014

A profissão de técnico em Contabilidade está em vias de extinção

A profissão de técnico em Contabilidade está em vias de extinção, por causa da Lei federal 12.249/10, que passou a exigir formação de nível superior para a função. A exigência foi um contrabando inserido na medida provisória 472, que inicialmente tratava somente de incentivos para infra-estrutura na indústria petrolífera. A partir de 2015, os registros serão concedidos apenas para os bacharéis em Ciências Contábeis.
Preocupado, o presidente da Comissão de Trabalho da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Ramos (PSol), vai procurar o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, e a ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber para debater medidas para impedir o fim da profissão. No Rio, a Secretaria de Educação já está fechando os cursos técnicos, mesmo antes de o STF se manifestar sobre a inconstitucionalidade da medida.
Mão do homem
Para o presidente da Federação dos Contabilistas do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, Luiz Sérgio da Rosa, a medida não visa a melhoria na qualidade do ensino, mas sim interesses econômicos. "Querem destruir para depois reconstruir, a partir dos cursos superiores. O que houve foi o atendimento dos interesses dessas entidades privadas", criticou. Luiz afirmou que será o fim de 200 mil postos de trabalho nos próximos dez anos, criando um déficit ainda maior no mercado de trabalho.

FONTE: Monitor Mercantil (RJ)
Extinção (Fatos & Comentários - Marcos de Oliveira e Sérgio M. Souto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário